Como fazer ovo de chocolate para páscoa

como fazer ovo de chocolate para páscoa
Como fazer ovos de chocolate para páscoa. (Imagem: Divulgação).

O ano mal começa e já tem gente de olho na Páscoa! A razão disso é simples, por ser a data mais gostosa do ano, os chocólatras de plantão já estão contando os dias, e os que querem uma renda extra, também..

Se você está interessados em ganhar um dinheirinho com a páscoa, hoje é o seu dia de sorte! Nesse artigo vamos dar algumas dicas para que suas vendas sejam um grande sucesso.

Como começar a fazer ovos de páscoa?

Para começar você deve definir quais produtos serão vendidos. Ao contrário do que muita gente pensa, na páscoa os ovos de chocolate não são as únicas estrelas.

Há muito tempo eles deixaram de ser os protagonistas da data e atualmente outras delícias feitas com chocolate roubaram a cena. Agora, além dos ovos, também são muito procurados os brigadeiros gourmet, brownies, cupcakes, bombons e trufas

Que tal aprender a como fazer ovo de chocolate para páscoa caseiros deliciosos? Veja, dicas, técnicas e todo o passo a passo para fazer seu próprio ovo!

★ Escolha a receita e quais ingredientes serão utilizados

Se você ainda não tem pratica de confeitaria e prefere treinar um pouco comece pelo ovo de chocolate ao leite comum, que é a base para receitas mais elaboradas de ovos de Páscoa.

★ Escolha o tipo de chocolate que vai usar

Independente do recheio ou da receita que você faça, é importante escolher o tipo de chocolate que vai usar: branco, meio amargo ou ao leite. Isso é fundamental porque cada um deles tem um tipo de preparo, que é o que chamamos de temperagem.

tipos de chocolates para fazer ovos de páscoa
Tipos de chocolate para fazer ovos de páscoa. (Imagem: Divulgação).

Temperar o chocolate é necessário para que ele cristalize novamente depois de derretido, ou seja, quando queremos que ele endureça novamente em forma de bombom, barra, ovo de páscoa, banho de pão de mel, decorações de chocolate, etc.

É necessário encontrar a temperatura ideal para o chocolate ficar no ponto certo, pois isso é que faz ele ficar crocante e com aquele barulhinho de “crec” que faz na hora de morder.

A ideia é deixá-lo crocante, com uma textura deliciosa de derreter na boca e esteticamente lindo, porque esse mesmo procedimento é o que dá brilho ao chocolate, não deixando que fique opaco e fosco.

Técnicas de temperagem do chocolate

★ Temperagem por adição ou difusão

É um dos jeitos mais simples de temperar, você derreter parte do chocolate e depois adicionar mais uma porção que esteja fria para resfriar o que está derretido

A parcela de chocolate adicionado deve se de 20-30% do total de chocolate derretido (por exemplo: para 1 kg de chocolate derretido deve ser adicionado 200-300g de chocolate picado)

Isto faz o chocolate derretido se resfriar, e os cristais estáveis do chocolate adicionado induzirem a estabilização dos cristais no chocolate originalmente derretido.

Qual receita escolher para começar?

Comece pelo ovo ao leite, é um clássico de Páscoa e não tem erro!

★ Ingredientes:

  • 300 g de chocolate ao leite. 
  • Formas para ovos de páscoa
  • Base de copinho plástica 

★ Modo de fazer:

Pique o chocolate e separe em duas porções, uma com 1/3 e outra com 2/3.

★ Derretendo o chocolate

Em ambos os métodos que vou ensinar, a temperatura ideal de derretimento do chocolate está entre 40°C e 45°C.

❖ No microondas

Para derreter no microondas, coloque o chocolate em uma vasilha (não precisa estar picado), programe o microondas em potência média e mexa a cada 30 segundos até estar derretido.

Retirar do microondas e temperar o chocolate derretido com 1/3 do chocolate que foi reservado no início da receita.

derretendo chocolate em microondas
Derretendo chocolate em micróondas. (Imagem: Divulgação).

❖ Em banho maria

Encha uma panela até a metade com água e leve ao fogo. Em uma vasilha de vidro, coloque o chocolate picado. Coloque a vasilha sobre a panela com água de modo que a vasilha de vidro não toque a água. A água da panela não deve ferver para que o chocolate não receba vapor d’água. Conforme o chocolate for derretendo, vá mexendo para homogeneizar. Depois de derretido temperar o chocolate com 1/3 do chocolate reservado no início da receita.

derretendo chocolate em banho maria
Derretendo chocolate em banho maria. (Imagem: Divulgação).

★ Colocando na forma

Despeje o chocolate na forma para ovos de páscoa. Coloque uma quantidade pequena, somente o suficiente para cobrir toda a forma e fazer uma casquinha fina.

Tome o cuidado de segurar somente nas bordas da forma, para que o calor das mãos não passe para o chocolate, pois pode arruinar tudo o que foi feito para chegar à temperatura ideal. Espalhe bem e cubra toda a forma.

chocolate na forma de ovo de páscoa
Chocolate na forma de ovo de páscoa. (Imagem: Divulgação).

Deixe resfriar por 10 minutos na geladeira com a forma de cabeça para baixo. Use um prato ou papel por baixo para apoiar. Após o tempo de resfriamento, retire da geladeira.

Faça mais uma camada de chocolate, um pouco mais espessa e leve à geladeira por 10 a 20 minutos agora não é precisa virar de cabeça para baixo porque a primeira camada já estará pronta.

★ Retirando ovo de chocolate da forma

Quando a forminha estiver opaca é porque certamente ele já estará durinho e pronto para ser desenformado!

 desenformando ovo de páscoa
Desenformando ovo de páscoa. (Imagem: Divulgação).

Desenforme o ovo do molde e deixe repousar em um local fresco por aproximadamente 12 horas

★ Embalando o ovo de chocolate

Embrulhe cada metade do ovo em papel chumbo,una as duas partes e embrulhe com papel celofane e fita.

embalando ovo de páscoa
Embalando ovo de páscoa. (Imagem: Divulgação).

Essa receita e bem simples de fazer, mas se você está pensando em algo um pouco mais elaborado e fora do tradicional, Veja o vídeo de como fazer de uma forma bem simples um ovo de páscoa de colher!




Então se você chegou até aqui querendo aprender como fazer ovo de chocolate para páscoa, espero que as dicas tenham sido úteis e se você quiser ir além, recomendo que se inscreva no curso de ovos de páscoa, que já ajudou muitas pessoas a ganhar dinheiro vendendo ovo de páscoa!


Assine nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades do Dica de negocios assinando nossa newsletter
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails
que receerá de nós.

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis." (Fernando Pessoa)